A implementação da Gestão Estratégica e de um Programa de Melhoria eficaz requer a construção de uma cultura voltada para a melhoria contínua dos processos que tenham impacto através de ganhos em produtividade, custo, prazos e lucratividade.
Para tanto se faz necessário o desenvolvimento de habilidades, competências técnicas e comportamentais diferenciadas de todos os colaboradores. Será necessária a adequação das competências organizacionais e funcionais, bem como a formação de equipes de alta performance e preparação dos gestores para que cumpram seu papel na Gestão Estratégica.
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Saber os Conhecimentos, as Habilidades, as Atitudes ou os Comportamentos que a empresa precisa ter em seus colaboradores para que todos, de forma orientada e organizada, possam alcançar os objetivos traçados. A definição das competências deve ser baseada na estratégia da empresa.
Deve-se traduzir as Estratégias Organizacionais em Competências Organizacionais e desdobrá-las em Competências Individuais
A Liderança deve estar aberta para sua própria transformação. Este processo requer investimento contínuo no grupo e na liderança para que liderem pelo exemplo o processo de transformação cultural da organização. A Direção deve sustentar todas as etapas sem expectativas imediatistas.
O programa de capacitação gerencial será composto por módulos técnicos e comportamentais conforme descritos a seguir:
Estes módulos são aplicados de forma sincronizada, dentro do conceito de Gestão Estratégica e Excelência Operacional e atrelados à aplicação efetiva e prática destas metodologias junto com as equipes de trabalho de cada gestor.
Um dos estágios mais avançados do programa de melhoria é a formação de Equipes de Alta Performance, que consigam tratar de todos os aspectos da Gestão de Melhoria de forma autônoma e auto suficiente. Neste sentido necessitamos estruturar equipes:
Será estruturado um programa de formação e certificação de especialistas em Gestão e nas ferramentas identificadas como necessárias para o projeto dentro do escopo de conhecimento do Lean Six Sigma. O Objetivo é formar uma massa crítica que atue no dia a dia da empresa como agentes de mudança cultural da organização para sustentar as ações de curto e longo prazo.
Com o objetivo de flexibilizar e maximizar a capacitação das pessoas chave para um programa de melhoria, será estruturado um modelo de treinamento modular que pode ser utilizado para capacitar as equipes de forma gradual e complementar.
Os conteúdos, carga horária e estratégia capacitação modular (fases de capacitação) e certificação dos participantes será estruturado em função dos objetivos estratégicos e projetos de melhoria priorizados. Serão selecionadas as ferramentas Lean Six Sigma necessárias e adequadas aos temas e objetivos estratégicos de melhoria da empresa.
Será desenvolvido um programa de capacitação focado em aspectos comportamentais da liderança tendo como objetivo fortalecer as competências e habilidades requeridas para líderes de equipes de alta performance. Os principais pontos a serem focados no desenvolvimento de habilidades gerenciais são:
A Ótima Gestão Estratégica é líder em consultoria empresarial e treinamentos corporativos, especializada em Lean Six Sigma, excelência operacional e gestão de processos. Oferecemos soluções personalizadas em consultoria estratégica, capacitação de equipes e transformação digital para empresas dos setores industrial, saúde, serviços e automotivo. Com metodologias como Agile, Design Thinking e OKR, ajudamos sua empresa a reduzir custos, aumentar produtividade e alcançar resultados sustentáveis. Conte conosco para inovar, otimizar e crescer
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