Gestão por Pessoas

Gestão por pessoas

Melhoria Contínua dos Processos

A implementação da Gestão Estratégica e de um Programa de Melhoria eficaz requer a construção de uma cultura voltada para a melhoria contínua dos processos que tenham impacto através de ganhos em produtividade, custo, prazos e lucratividade.

Para tanto se faz necessário o desenvolvimento de habilidades, competências técnicas e comportamentais diferenciadas de todos os colaboradores. Será necessária a adequação das competências organizacionais e funcionais, bem como a formação de equipes de alta performance e preparação dos gestores para que cumpram seu papel na Gestão Estratégica.

GESTÃO POR COMPETÊNCIA

Saber os Conhecimentos, as Habilidades, as Atitudes ou os Comportamentos que a empresa precisa ter em seus colaboradores para que todos, de forma orientada e organizada, possam alcançar os objetivos traçados. A definição das competências deve ser baseada na estratégia da empresa.

Deve-se traduzir as Estratégias Organizacionais em Competências Organizacionais e desdobrá-las em Competências Individuais

  • A Liderança deve estar aberta para sua própria transformação. Este processo requer investimento contínuo no grupo e na liderança para que liderem pelo exemplo o processo de transformação cultural da organização. A Direção deve sustentar todas as etapas sem expectativas imediatistas.

    O programa de capacitação gerencial será composto por módulos técnicos e comportamentais conforme descritos a seguir:

    • Gestão Estratégica
    • Medição de Desempenho/KPIs
    • Gestão por Diretriz/Hoshin/A3
    • Gestão de Programas de Melhoria Contínua
    • Alinhamento Estratégico dos Projetos de Melhoria

    Estes módulos são aplicados de forma sincronizada, dentro do conceito de Gestão Estratégica e Excelência Operacional e atrelados à aplicação efetiva e prática destas metodologias junto com as equipes de trabalho de cada gestor.

  • Um dos estágios mais avançados do programa de melhoria é a formação de Equipes de Alta Performance, que consigam tratar de todos os aspectos da Gestão de Melhoria de forma autônoma e auto suficiente. Neste sentido necessitamos estruturar equipes:

    • Capazes de realizar análise crítica, tomada de decisão e ação coordenada de melhoria
    • Que se responsabilizem pelas suas decisões
    • Capazes de lidar com ambiguidades, incertezas e provisoriedade na sua dinâmica de funcionamento e atuação na organização
    • Learning team – Aprender continuamente com a própria Gestão
    • Que se Adaptem à cultura da organização e a influenciem
    • Utilizem o conflito como fonte de aprendizado e crescimento
    • Possuem Inteligência emocional
  • Será estruturado um programa de formação e certificação de especialistas em Gestão e nas ferramentas identificadas como necessárias para o projeto dentro do escopo de conhecimento do Lean Six Sigma. O Objetivo é formar uma massa crítica que atue no dia a dia da empresa como agentes de mudança cultural da organização para sustentar as ações de curto e longo prazo.

    Com o objetivo de flexibilizar e maximizar a capacitação das pessoas chave para um programa de melhoria, será estruturado um modelo de treinamento modular que pode ser utilizado para capacitar as equipes de forma gradual e complementar.

    Os conteúdos, carga horária e estratégia capacitação modular (fases de capacitação) e certificação dos participantes será estruturado em função dos objetivos estratégicos e projetos de melhoria priorizados. Serão selecionadas as ferramentas Lean Six Sigma necessárias e adequadas aos temas e objetivos estratégicos de melhoria da empresa.

    Especialistas em Melhoria

    • Lean Experts – KPO
    • Multiplicadores Lean Office
    • Lean Six Sigma Yellow Belt
    • Lean Six Sigma Green Belt
    • Lean Six Sigma Black Belt
    • Especialista em Redução de Custos
    • Será desenvolvido um programa de capacitação focado em aspectos comportamentais da liderança tendo como objetivo fortalecer as competências e habilidades requeridas para líderes de equipes de alta performance. Os principais pontos a serem focados no desenvolvimento de habilidades gerenciais são:

      • Desenvolvimento permanente das competências (Institucional, técnica, funcional e psicológica) nas equipes.
      • Alinhamento entre a missão do grupo e a estratégia da organização. GERADOR DE SENTIDO!
      • Define objetivos gerais e limites.
      • Balanceamento e adequação da complexidade das tarefas com as competências do grupo.
      • Gestão do ritmo adequado para a implantação, desafios e mudanças.
      • Gestão de conflitos intra e inter equipes.
      • Apresentação de novos desafios (inovações, aprimoramentos em produtos, métodos, processos etc.) cada vez que o grupo tenda a estabilidade e conforto.
      • Processos de reconhecimento e celebração
      • Administração de Feedback
      • Dedicação, acompanhamento e estímulo a experimentação e ao risco
      • Utilização do erro como aprendizado
      • Habilidade e competências como empowerment, transparência, confiança e reconhecimento