Conheça - Gestão por Processos
“NOSSA ESTRATÉGIA É UNIR A VELOCIDADE RACIONAL DO LEAN COM A FORÇA E A PROFUNDIDADE DO SEIS SIGMA”
A Ótima utiliza o Lean e o Six Sigma como suas principais metodologias para estruturar e melhorar os processos, levando a organização a um novo patamar de Gestão, reduzindo os prazos de negócio e trazendo ganhos expressivos em produtividade, qualidade e redução de custo.
BUSCA PELA EXCELÊNCIA DOS PROCESSOS
Ao adotar a estratégia pela busca da excelência, fundamentada na metodologia Lean Six Sigma, a organização criará uma filosofia de negócio focada na gestão por processos estruturados na cultura da melhoria contínua. Esta abordagem garantirá a obtenção de ganhos crescentes e sustentáveis de produtividade, custo, agilidade e flexibilidade, consolidando a competitividade e a liderança da empresa no seu segmento.
A filosofia Lean Six Sigma oferece metodologias e ferramentas para um sistema de gestão sistêmico, integrado e completo, compreendendo as dimensões estratégicas, táticas e operacionais.
FOCO NA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DOS PROCESSOS
A Gestão por Processos deve estar fundamentada na melhoria contínua da eficácia e eficiência da organização e de seus processos-chave. Um dos fundamentos para a gestão é a existência de um bom sistema de medição de desempenho, com processos bem definidos e indicadores de desempenho que mensurem sua EFICÁCIA e EFICIÊNCIA, tendo os esforços da gestão direcionados para atingir os OBJETIVOS e METAS da organização.
Eficácia: As atividades planejadas para o processo são realizadas e os resultados são alcançados.
Eficiência: Relação entre os resultados alcançados comparados com os recursos e esforço utilizados.
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Diagnóstico da gestão estratégica
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- Análise do Processo de Desdobramento das Estratégias e Metas das Gerências
- Avaliação da sistemática para identificação e priorização dos projetos de melhoria
- Avaliação do processo de gerenciamento dos projetos de melhoria
- Análise do grau e maturidade de aplicação das metodologias e conceitos
- Lean Six Sigma nos projetos de melhoria
- Avaliação da gestão da sustentabilidade dos ganhos e melhorias implantadas
- Levantamento da estrutura
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Diagnóstico da cadeia de valor
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- Prática com Dinâmica BrinqLean
- Mapeamento dos Principais Fluxos de Valores da organização
- Identificação dos Principais Desperdícios e Oportunidades de Melhoria
- Abertura dos Projetos de Melhoria
- Seleção e Priorização dos projetos – Kaizen de Liderança
- Capacitação da Equipe de Mapeamento em Lean Enterprise e VSM
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Planejamento do programa de melhoria Lean Six Sigma
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- Criar identidade do programa
- Formar comitê de melhoria continua
- Estruturar o programa de treinamento e educação Lean
- Construção da Estrutura do Programa e Cronograma de Implantação
- Estabelecer os indicadores de negócio de operacionais do programa Lean Six Sigma
- Definir objetivos e metas para o programa
- Definir a infraestrutura e recursos para suporte ao programa
- Desenvolvimento do Cronograma do Programa de Melhoria
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Treinamentos, educação e envolvimento
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A implementação de um programa de Melhoria Continua Lean Six Sigma requer a construção de uma cultura voltada para a melhoria contínua dos processos, eliminação de todos os tipos de desperdícios, medição da eficácia e eficiência dos processos, redução da variabilidade, aumento da capacidade dos processos, produtividade e lucratividade.
Para tanto se faz necessário o desenvolvimento de habilidades, competências técnicas e comportamentais diferenciadas.
Neste contexto será necessário a formação e capacitação de pessoas, da adequação das competências organizacionais e pessoais, formação de equipes de alta performance e preparação dos gestores para que cumpram seu papel na Gestão Estratégica.
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Realização dos projetos de melhoria
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Conforme o grau de maturidade da organização, os projetos de melhoria podem ser identificados na etapa de planejamento do programa e dependendo dos objetivos e tipo de problema devem ser desenvolvidos dentro de um escopo adequado de metodologia. Os projetos de Melhoria podem ser desenvolvidos em 4 diferentes tipos de abordagem:
- Kaizen
- Yellow Belt
- Green Belt
- Black Belt
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Gestão de sustentabilidade do programa
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Para garantir que as melhorias implementadas pelos projetos finalizados possam ser definidos, várias abordagens de acompanhamento e auditoria do desempenho dos processos pós melhoria devem ser tomadas para assegurar a sustentabilidade, a estruturação dos novos procedimentos e instruções de trabalho, como:
Auditoria de Manutenção: Garantir que as melhorias implementadas estejam em conformidade. O consultor irá no Gemba (local da realização do kaizen). Medição dos resultados previstos na semana Kaizen x resultados reais após o prazo acordado.
Medição dos Ganhos: A partir dos indicadores de eficiência e eficácia definidos para os processos, a equipe em conjunto com a consultoria irá monitorar e medirá os ganhos obtidos.
Auditoria de Sustentabilidade e Análise Crítica: Em conformidade com o contrato de risco, garantirá que os indicadores estarão dentro dos valores, metas e objetivos acordados, caso contrário, definir com o gerente de projeto e consultor especializado plano de ajuste e ação de conformidade.
Apresentação dos Resultados: Após a validação dos ganhos na análise crítica, será preparada uma apresentação executiva com as principais melhorias e ganhos obtidos nos kaizens e projetos de melhoria executados. Os resultados serão apresentados para a alta direção para comprovação de retorno do investimento no projeto.
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Fases para a transformação Cultural
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A construção da cultura Lean Six Sigma foca a transformação organizacional para que o uso da melhoria contínua seja um valor praticado por todos, a todo momento, visando garantir o cumprimento dos objetivos estratégicos da empresa e da sua sustentabilidade de longo prazo. Para tanto, se requer um trabalho focado e muito bem planejado para assegurar que a mudança da cultura e da transformação de valores sejam consistentes.
- Implantação do Programa Lean Six Sigma
- Melhorias em algumas áreas, e os Projetos serão pontuais.
- Consolidação do Programa Lean Six Sigma
- Existem forças contrárias às mudanças. Os “Agentes da Mudança” possuem pouca experiência e podem cometer alguns equívocos.
- Mudança Cultural
- Os gerentes se tornarão hábeis na administração do processo.
- Serão dados mais “passos adiante” e menos “passos para trás”.
- O conjunto de melhorias nos giros de estoque, na produtividade, na qualidade e na entrega será significativo e comprovará o sucesso.
- Transformação
- O processo de mudança começará a ser “institucionalizado”.
- Um “momentum” tremendamente positivo crescerá na organização
- A organização iniciará a “geração de sua própria boa sorte”
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