Conheça - Gestão por Pessoas
A implementação da Gestão Estratégica e de um Programa de Melhoria eficaz requer a construção de uma cultura voltada para a melhoria contínua dos processos que tenham impacto através de ganhos em produtividade, custo, prazos e lucratividade.
Para tanto se faz necessário o desenvolvimento de habilidades, competências técnicas e comportamentais diferenciadas de todos os colaboradores. Será necessária a adequação das competências organizacionais e funcionais, bem como a formação de equipes de alta performance e preparação dos gestores para que cumpram seu papel na Gestão Estratégica.
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Saber os Conhecimentos, as Habilidades, as Atitudes ou os Comportamentos que a empresa precisa ter em seus colaboradores para que todos, de forma orientada e organizada, possam alcançar os objetivos traçados. A definição das competências deve ser baseada na estratégia da empresa.
Deve-se traduzir as Estratégias Organizacionais em Competências Organizacionais e desdobrá-las em Competências Individuais
- Maior Produtividade
- Assertividade das pessoas nas suas atividades
- Ambiente Participativo
- Aumento da Motivação e Comprometimento dos Colaboradores
- Maior eficácia dos Gestores
- Equipes fortalecidas e com foco nos Resultados
- Maior Competitividade
- Diferencial de Mercado
-
Capacitação de liderança
-
A Liderança deve estar aberta para sua própria transformação. Este processo requer investimento contínuo no grupo e na liderança para que liderem pelo exemplo o processo de transformação cultural da organização. A Direção deve sustentar todas as etapas sem expectativas imediatistas.
O programa de capacitação gerencial será composto por módulos técnicos e comportamentais conforme descritos a seguir:
- Gestão Estratégica
- Medição de Desempenho/KPIs
- Gestão por Diretriz/Hoshin/A3
- Gestão de Programas de Melhoria Contínua
- Alinhamento Estratégico dos Projetos de Melhoria
Estes módulos são aplicados de forma sincronizada, dentro do conceito de Gestão Estratégica e Excelência Operacional e atrelados à aplicação efetiva e prática destas metodologias junto com as equipes de trabalho de cada gestor.
-
-
Equipe de alta performance
-
Um dos estágios mais avançados do programa de melhoria é a formação de Equipes de Alta Performance, que consigam tratar de todos os aspectos da Gestão de Melhoria de forma autônoma e auto suficiente. Neste sentido necessitamos estruturar equipes:
- Capazes de realizar análise crítica, tomada de decisão e ação coordenada de melhoria
- Que se responsabilizem pelas suas decisões
- Capazes de lidar com ambiguidades, incertezas e provisoriedade na sua dinâmica de funcionamento e atuação na organização
- Learning team – Aprender continuamente com a própria Gestão
- Que se Adaptem à cultura da organização e a influenciem
- Utilizem o conflito como fonte de aprendizado e crescimento
- Possuem Inteligência emocional
-
-
Formação de especialistas em melhoria
-
Será estruturado um programa de formação e certificação de especialistas em Gestão e nas ferramentas identificadas como necessárias para o projeto dentro do escopo de conhecimento do Lean Six Sigma. O Objetivo é formar uma massa crítica que atue no dia a dia da empresa como agentes de mudança cultural da organização para sustentar as ações de curto e longo prazo.
Com o objetivo de flexibilizar e maximizar a capacitação das pessoas chave para um programa de melhoria, será estruturado um modelo de treinamento modular que pode ser utilizado para capacitar as equipes de forma gradual e complementar.
Os conteúdos, carga horária e estratégia capacitação modular (fases de capacitação) e certificação dos participantes será estruturado em função dos objetivos estratégicos e projetos de melhoria priorizados. Serão selecionadas as ferramentas Lean Six Sigma necessárias e adequadas aos temas e objetivos estratégicos de melhoria da empresa.
Especialistas em Melhoria
- Lean Experts – KPO
- Multiplicadores Lean Office
- Lean Six Sigma Yellow Belt
- Lean Six Sigma Green Belt
- Lean Six Sigma Black Belt
- Especialista em Redução de Custos
-
-
Abordagem Comportamental
-
Será desenvolvido um programa de capacitação focado em aspectos comportamentais da liderança tendo como objetivo fortalecer as competências e habilidades requeridas para líderes de equipes de alta performance. Os principais pontos a serem focados no desenvolvimento de habilidades gerenciais são:
- Desenvolvimento permanente das competências (Institucional, técnica, funcional e psicológica) nas equipes.
- Alinhamento entre a missão do grupo e a estratégia da organização. GERADOR DE SENTIDO!
- Define objetivos gerais e limites.
- Balanceamento e adequação da complexidade das tarefas com as competências do grupo.
- Gestão do ritmo adequado para a implantação, desafios e mudanças.
- Gestão de conflitos intra e inter equipes.
- Apresentação de novos desafios (inovações, aprimoramentos em produtos, métodos, processos etc.) cada vez que o grupo tenda a estabilidade e conforto.
- Processos de reconhecimento e celebração
- Administração de Feedback
- Dedicação, acompanhamento e estímulo a experimentação e ao risco
- Utilização do erro como aprendizado
- Habilidade e competências como empowerment, transparência, confiança e reconhecimento
-