Saiba mais sobre Um novo papel dos sistemas de gestão nas organizações
Nas últimas décadas, as empresas têm buscado implementar metodologias que contribuem para melhoria do desempenho de seus processos e produtos. A estruturação de Sistemas de Gestão requeridas pelas normas ISO contribuiu significativamente para a estruturação de sistemas focados na melhoria da qualidade e da produtividade das organizações.
Entretanto, com o aumento da complexidade das operações de negócios e, por consequência, também dos processos produtivos e administrativos, tornou-se necessária a complementação dos Sistemas de Gestão com metodologias robustas para promover as melhorias requeridas para estes novos tempos.
Duas metodologias têm se destacado para responder a este desafio: o Lean Enterprise e o Seis Sigma. Trata-se de metodologias criadas e desenvolvidas em momentos diferentes, mas com focos complementares, onde o Lean busca eliminar desperdícios dos processos e o Six Sigma a redução e variabilidade e melhoria da qualidade.
As áreas responsáveis pelos Sistemas de Gestão já vêm coordenando as ações de melhoria dos processos requeridas pelas normas e é natural que também assumam a liderança e façam um “upgrade” na sua própria atuação, adotando o Lean Six Sigma como sua principal estratégia para a melhoria da organização.
Os processos e procedimentos desenvolvidos para os Sistemas de Gestão foram incorporados à rotina das organizações e, muitas vezes, acabam sendo confundidos com atividades burocráticas não alinhadas à gestão de melhoria.
Com a implantação do Lean Six Sigma, a coordenação dos Sistemas de Gestão pode ampliar sua atuação e fortalecer sua importância ao assumir atividades críticas da Gestão Estratégica e do programa de melhoria continua como:
Participação ativa no planejamento estratégico, contribuindo com o parecer sobre a eficiência e eficácia dos processos-chave e de que forma este desempenho está afetando os resultados da organização.
Colaborando na definição das estratégias para a melhoria na performance dos fatores críticos do negócio.
Coordenar o processo de desdobramento de metas para todas as áreas da empresa, garantindo que todos tenham indicadores e metas claras.
Liderar o processo para diagnóstico dos processos e identificação, seleção e priorização dos projetos de melhoria
Gerenciar a execução e garantir a conclusão dos projetos de melhoria
Ser um guardião da aplicação correta da metodologia e das ferramentas do Lean Six Sigma
Coordenar a capacitação de especialistas para que suportem o desenvolvimento dos projetos de melhoria Lean Six Sigma
Gerenciar o processo de transformação cultural para a melhoria continua
Garantir a sustentabilidade dos ganhos obtidos com o Lean Six Sigma
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